Conheça a história da Honda: do Japão dos anos 40 até os dias de hoje

Conheça a história da Honda e veja como a empresa começou no Japão ainda na década de 40 e conquistou o mundo nos anos seguintes.

Continue a leitura e veja em detalhes:

  • Quem foi o fundador da Honda?
  • Como surgiu a Honda?
  • Anos 50 e 60: os primeiros veículos da Honda
  • Anos 70 e 80: o surgimento do Civic e a expansão da Honda
  • Anos 90, 2000 e 2010: a Honda moderna
  • 2020 em diante: a era da eletrificação
  • Como a Honda chegou ao Brasil?
  • Carros Honda atuais
  • FAQ: dúvidas frequentes sobre a história da Honda
  • História da Honda Caiuás

Quem foi o fundador da Honda?

Soichiro Honda é o criador da montadora japonesa, que iniciou suas atividades em 1948, no período do pós-guerra japonês, com a reconstrução do país através de investimentos estrangeiros para ajudar a reerguer o Japão.

A Honda sempre se posicionou como uma marca de espírito jovem, desafiadora e em constante evolução, inspirada em sonhos – o que se traduz no slogan The Power of Dreams.

Hoje, a montadora segue a diretriz de produzir onde existe demanda para seus carros, visando o desenvolvimento das regiões que hospedam suas unidades fabris, divididas em sete blocos administrativos: Japão, América do Norte e Central, América do Sul, Europa, Oriente Médio e África, Ásia e Oceania, e China.

São mais de 400 subsidiárias e afiliadas nos quatro cantos do planeta, em uma operação que conta com mais de 200 mil colaboradores espalhados pelo mundo.

Como surgiu a Honda?

Tudo começou em 1906, na aldeia de Komyo, no distrito de Iwata, onde nasceu Soichiro Honda, filho de um ferreiro e de uma tecelã.

O jovem, desde tenra idade, não se interessava por uma educação tradicional e tentou falsificar o selo de aprovação da família na escola – sendo pego rapidamente por não saber que os selos possuíam uma imagem espelhada. Com 16 anos, Soichiro foi para Tóquio buscar emprego e conseguiu uma vaga como mecânico de automóveis.

Aos 22, retornou à sua cidade natal e começou um negócio de conserto de automóveis e bicicletas, que manteve até 1937, quando fundou a Tokai Seiki para fabricar anéis de pistão para outra montadora.

Apesar do relativo sucesso da Tokai Seiki, dois acontecimentos impediram sua progressão: o bombardeio de Tóquio pelas forças aliadas e um intenso terremoto, que destruiu ainda mais suas fábricas. Soichiro vendeu os equipamentos que sobreviveram e, com o dinheiro, fundou a Honda Technical Research Institute em 1946.

Ainda em 1946, o fundador via a necessidade de ajudar a reconstruir o Japão e investir em mobilidade barata e de fácil acesso. Foi então que teve a ideia de usar geradores disponíveis em bicicletas, criando assim o primeiro Honda.

O design da motocicleta original, Type A, fez sucesso imediato e, em 1947, a Honda começou a produção de seu primeiro veículo.

Para expandir o sonho de motorizar o Japão, Soichiro se uniu a Takeo Fujisawa e, juntos, com 1 milhão de ienes e 34 funcionários, fundaram a Honda Motor Company em 1948.

Anos 50 e 60: os primeiros veículos da Honda

Em 1949, chegou ao mercado o Dream D-Type, o primeiro lançamento da marca para o mercado mundial. Depois dele, a década de 50 foi de crescimento acelerado.

Em 1955, a Honda já era a maior montadora de motocicletas do Japão (e hoje é a maior do mundo). No ano seguinte, a empresa definiu seu objetivo central: “Mantendo um ponto de vista global, estamos empenhados em fornecer produtos da mais alta qualidade a um preço razoável, para a satisfação do cliente em todo o mundo.”

O destaque da década de 50 foi o Honda Super Cub, criado em 1958. Este é o veículo motorizado mais vendido no mundo até hoje, com mais de 60 milhões de unidades comercializadas.

Expandindo sua atuação comercial, a Honda inaugurou sua primeira fábrica fora do Japão em 1959, em Los Angeles, no estado da Califórnia, EUA. Desde 1954, a empresa já havia decidido participar das corridas em Isle of Man, e em 1959 começou de fato sua atuação nessa área.

No início da década de 60, a empresa fundou a Honda R&D, com um time exclusivo dedicado a pesquisas – um sonho de Soichiro, que havia começado seu negócio da mesma forma anos antes.

A atuação nas corridas não foi tão boa no começo: a primeira prova, no início da década de 60, foi um desastre. Dois anos depois, a Honda dominou a competição com o TT e venceu o Grand Prix de 1965 da Fórmula 1.

Em 1962, a demanda do mercado internacional já era tão grande que foi necessário abrir uma fábrica em Aalst, na Bélgica, para atender ao mercado europeu. Em 1963, a montadora já produzia o mini caminhão T360 e o esportivo S500.

Em 1967, a Honda lançou o N360 e começou sua história de sucesso com carros de passeio ao redor do mundo.

Anos 70 e 80: o surgimento do Civic e a expansão da Honda

Um dos sedãs mais marcantes da Honda (e do mercado automobilístico como um todo) é o Civic. O carro surgiu em 1970, já passou da 10ª geração e alcançou 24 milhões de unidades vendidas.

Em 1973, Soichiro Honda e Takeo Fujisawa se aposentaram e assumiram posições no conselho da empresa. Soichiro continuaria a supervisionar a empresa até 1991, ano de seu falecimento.

O motor CVCC da Honda, lançado em 1975 na América do Norte, era tão eficiente que atendia aos parâmetros de ar limpo mesmo sem catalisador, mostrando que a marca sempre foi liderança em tecnologia e inovação.

Em 1976, foi lançado o Accord, primeiro veículo de tamanho médio, em versão hatchback de três portas. Em 1979, a Honda iniciou uma parceria com a BL para produzir carros na Europa e realizar pesquisas conjuntas.

Em 1981, a Honda lançou o primeiro carro com sistema de mapas interno, o Honda Electro Gyrocator, instalado nos Accords vendidos no Japão – ele precedeu o GPS por mais de uma década.

No ano seguinte, tornou-se a primeira montadora japonesa a fabricar carros nos EUA. Desde 1979, já produzia motos no país. A fábrica de Ohio foi seguida por unidades no Canadá e no México.

O primeiro carro de luxo da Honda foi lançado em 1986: a Acura. A montadora se tornou a primeira marca japonesa a possuir uma divisão premium própria.

Em 1988, na primeira união com o Brasil, a McLaren-Honda venceu 15 das 16 corridas na Fórmula 1. Ayrton Senna foi campeão e Alain Prost, vice. Uma vitória absoluta da marca – Senna é até hoje um herói no Japão pela sua ligação com a Honda.

– Leia também: Carros da Honda antigos: relembre 5 modelos que fizeram sucesso

Anos 90, 2000 e 2010: a Honda moderna

Em 1992, a Honda inaugurou uma fábrica em Swindon (Reino Unido) para produzir o Accord e outra em Gebize, na Turquia, para produzir o Civic.

Três anos mais tarde, lançou o CR-V (Compact Recreational Vehicle) – que se tornaria o SUV mais vendido de todos os tempos. Em 1999, seria lançado o icônico HR-V (High Riding Vehicle).

Em 1998, para comemorar os primeiros 50 anos da marca, foi lançado o S2000, retomando elementos de design e tecnologia do S500. Em 1999, junto do HR-V, veio o Insight, primeiro veículo híbrido vendido na Europa.

Em 2000, para celebrar a virada do milênio, a Honda lançou o robô humanoide Asimo, que se tornou uma sensação.

O Civic Type R foi lançado em 2001 e conquistou fãs em todo o mundo. No ano seguinte, o Jazz, um supermini com o tanque de combustível central, trouxe o melhor da filosofia da montadora: “pessoas ao máximo, máquinas no mínimo”.

Em 2006, a Honda anunciou o FCX Clarity, primeiro carro comercialmente viável com célula de hidrogênio.

Desde então:

  • A Honda vendeu mais de 300 milhões de motocicletas e scooters, marca alcançada em 2014;
  • O primeiro avião da Honda voou em 2015, um dos últimos sonhos de Soichiro;
  • A montadora produziu 100 milhões de automóveis em 2016;
  • A Honda revelou seu supercarro NSX, que bateu recordes em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha;
  • Em 2018, completou 70 anos, com objetivos renovados para o futuro do automobilismo mundial.

– Leia também: Tecnologias automotivas da Honda: conheça as 7 principais

2020 em diante: a era da eletrificação

A partir de 2019, a Honda consolidou sua estratégia global de eletrificação, buscando reduzir emissões e ampliar sua presença em tecnologias sustentáveis. Esse período foi marcado por marcos importantes:

  • 2019: Início oficial da estratégia global de eletrificação.
  • 2024: Lançamento do Honda Prologue, primeiro SUV elétrico da marca nos Estados Unidos, desenvolvido em parceria com a GM; evolução do sistema híbrido e:HEV, com meta de 1,3 milhão de veículos híbridos por ano até 2030; e criação da submarca Honda Ye na China, dedicada exclusivamente a veículos elétricos.
  • 2025: apresentação da linha Honda 0 Series durante o CES; revelação do Super EV Concept e novos conceitos de motocicletas elétricas; retorno do lendário Prelude em versão híbrida esportiva; avanços em mobilidade aeroespacial com veículos reutilizáveis rumo a voos suborbitais; e reestruturação estratégica, com redução de investimentos em EVs de grande porte para reforçar o foco em híbridos e elétricos compactos.
  • Até 2027: Expansão da fábrica de Vithalapur, na Índia, que se tornará a maior unidade de produção de motocicletas e scooters do mundo, incluindo linhas dedicadas a modelos eletrificados.

Essa fase representa a transição da Honda para um futuro cada vez mais sustentável, alinhado à sua meta de comercializar apenas veículos elétricos e movidos a hidrogênio até 2040.

Como a Honda chegou ao Brasil?

A Honda já tem 50 anos de história no Brasil. As operações começaram em 1971, com a importação das primeiras motocicletas. Cinco anos depois, inaugurava sua primeira fábrica: a Moto Honda da Amazônia, em Manaus. De lá saiu a primeira CG, o veículo mais vendido do Brasil até hoje.

Em 1981, nasceu o consórcio de carros da Honda, parte da estrutura da atual Honda Serviços Financeiros, que também inclui Seguros Honda e o Banco Honda (para financiamento de veículos).

Em 1992, chegaram ao Brasil os primeiros automóveis de quatro rodas importados. Cinco anos depois, começou a produção do Honda Civic em Sumaré (SP), unidade que já fabricou mais de 2 milhões de veículos. Em 2019, a Honda iniciou a produção de veículos em uma nova fábrica, em Itirapina (SP).

Ao longo dos anos, inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Hoje, a rede de concessionárias conta com mais de 1.100 endereços no país.

Em 2014, inaugurou o primeiro parque eólico próprio do mundo, em Xangri-Lá (RS), que supre a demanda energética de suas unidades fabris no interior paulista, além do escritório administrativo em São Paulo (SP).

Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, também para o Brasil. Assim, a marca passou a ocupar não apenas as estradas brasileiras, mas também os céus.

Carros Honda atuais

Atualmente, a Honda comercializa no Brasil o New HR-V, SUV totalmente renovado que segue como um dos modelos mais importantes da marca no país. A linha City também se consolidou, com as versões City Sedan e City Hatchback, que oferecem tecnologia, conectividade e eficiência para o dia a dia urbano.

Outro destaque é o Honda ZR-V, crossover médio que chegou para ampliar o portfólio e atender ao público que busca sofisticação com espaço interno. A marca também mantém no mercado o Honda Civic, agora disponível em versão híbrida, reforçando a estratégia global de eletrificação, e no esportivo Civic Type R, que combina desempenho e tradição da montadora.

Além deles, o Honda CR-V híbrido completa a gama de SUVs no Brasil, unindo conforto, robustez e motorização eletrificada para um público que valoriza eficiência sem abrir mão de versatilidade.

FAQ: dúvidas frequentes sobre a história da Honda

Confira a seguir as principais dúvidas sobre a história da Honda. Algumas já foram respondidas, mas juntamos todas nesta seção para uma melhor consulta!

A Honda é de qual país?

A Honda é uma montadora japonesa, fundada no Japão em 1948.

O que significa a palavra Honda?

“Honda” é o sobrenome de seu fundador, Soichiro Honda.

Quem criou a Honda?

A empresa foi fundada por Soichiro Honda, em parceria com Takeo Fujisawa, que ajudou a estruturar o crescimento da companhia.

Quantos anos tem a Honda?

Fundada em 1948, a Honda completou 77 anos em 2025.

Os negócios da Honda são divididos em quantos blocos agrupados de países?

As operações globais da Honda estão organizadas em sete blocos: Japão, América do Norte e Central, América do Sul, Europa, Oriente Médio e África, Ásia e Oceania, e China.

Onde fica a fábrica da Honda no Brasil?

A Honda possui fábricas em Manaus (AM), responsável pela produção de motocicletas, e em Itirapina (SP), dedicada à produção de automóveis. No passado, também produziu veículos em Sumaré (SP).

Em que ano a Honda iniciou a venda das primeiras motocicletas importadas no Brasil?

As primeiras motocicletas Honda chegaram ao Brasil em 1971.

A Honda é dona de quais marcas?

Além da própria Honda, a empresa também é dona da divisão premium Acura e da Honda Aircraft Company, dedicada à aviação.

Qual a filosofia Honda?

A filosofia da Honda é inspirada em sonhos, inovação e espírito jovem e desafiador. Esse conceito é traduzido no slogan global The Power of Dreams.

História da Honda Caiuás

A Honda Caiuás é uma concessionária autorizada Honda com unidades em Sorocaba e Indaiatuba que tem mais de 25 anos de história, com atendimento de excelência e certificações de qualidade em seus serviços.

Começamos nosso atendimento em 1998, 2 anos após o começo da fabricação do Civic no Brasil, e desde então temos ajudado os condutores na aquisição do automóvel Honda ideal. 

Você pode saber mais sobre nossa concessionária e nossos serviços em nosso site. Atualmente, oferecemos os melhores carros Honda atuais comercializados no Brasil, carros seminovos, serviço de seguros de carros, pós-vendas completo, peças, manutenção Honda Express, Consórcios Honda, Financiamento Honda, funilaria e pintura, e muito mais! Entre em contato!

– Leia também: Meu primeiro carro Honda: dicas para fazer uma boa compra

Banner para test drive na Honda Caiuás


Equipe Honda Caiuás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *