Conheça a história da Honda e veja como a empresa começou no Japão ainda na década de 40 e conquistou o mundo nos anos seguintes.
Continue a leitura e veja em detalhes:
Soichiro Honda é o criador da montadora japonesa, que iniciou suas atividades em 1948, no período do pós-guerra japonês, com a reconstrução do país através de investimentos estrangeiros para ajudar a reerguer o Japão.
A Honda sempre se posicionou como uma marca de espírito jovem, desafiadora e em constante evolução, inspirada em sonhos – o que se traduz no slogan The Power of Dreams.
Hoje, a montadora segue a diretriz de produzir onde existe demanda para seus carros, visando o desenvolvimento das regiões que hospedam suas unidades fabris, divididas em sete blocos administrativos: Japão, América do Norte e Central, América do Sul, Europa, Oriente Médio e África, Ásia e Oceania, e China.
São mais de 400 subsidiárias e afiliadas nos quatro cantos do planeta, em uma operação que conta com mais de 200 mil colaboradores espalhados pelo mundo.
Tudo começou em 1906, na aldeia de Komyo, no distrito de Iwata, onde nasceu Soichiro Honda, filho de um ferreiro e de uma tecelã.
O jovem, desde tenra idade, não se interessava por uma educação tradicional e tentou falsificar o selo de aprovação da família na escola – sendo pego rapidamente por não saber que os selos possuíam uma imagem espelhada. Com 16 anos, Soichiro foi para Tóquio buscar emprego e conseguiu uma vaga como mecânico de automóveis.
Aos 22, retornou à sua cidade natal e começou um negócio de conserto de automóveis e bicicletas, que manteve até 1937, quando fundou a Tokai Seiki para fabricar anéis de pistão para outra montadora.
Apesar do relativo sucesso da Tokai Seiki, dois acontecimentos impediram sua progressão: o bombardeio de Tóquio pelas forças aliadas e um intenso terremoto, que destruiu ainda mais suas fábricas. Soichiro vendeu os equipamentos que sobreviveram e, com o dinheiro, fundou a Honda Technical Research Institute em 1946.
Ainda em 1946, o fundador via a necessidade de ajudar a reconstruir o Japão e investir em mobilidade barata e de fácil acesso. Foi então que teve a ideia de usar geradores disponíveis em bicicletas, criando assim o primeiro Honda.
O design da motocicleta original, Type A, fez sucesso imediato e, em 1947, a Honda começou a produção de seu primeiro veículo.
Para expandir o sonho de motorizar o Japão, Soichiro se uniu a Takeo Fujisawa e, juntos, com 1 milhão de ienes e 34 funcionários, fundaram a Honda Motor Company em 1948.
Em 1949, chegou ao mercado o Dream D-Type, o primeiro lançamento da marca para o mercado mundial. Depois dele, a década de 50 foi de crescimento acelerado.
Em 1955, a Honda já era a maior montadora de motocicletas do Japão (e hoje é a maior do mundo). No ano seguinte, a empresa definiu seu objetivo central: “Mantendo um ponto de vista global, estamos empenhados em fornecer produtos da mais alta qualidade a um preço razoável, para a satisfação do cliente em todo o mundo.”
O destaque da década de 50 foi o Honda Super Cub, criado em 1958. Este é o veículo motorizado mais vendido no mundo até hoje, com mais de 60 milhões de unidades comercializadas.
Expandindo sua atuação comercial, a Honda inaugurou sua primeira fábrica fora do Japão em 1959, em Los Angeles, no estado da Califórnia, EUA. Desde 1954, a empresa já havia decidido participar das corridas em Isle of Man, e em 1959 começou de fato sua atuação nessa área.
No início da década de 60, a empresa fundou a Honda R&D, com um time exclusivo dedicado a pesquisas – um sonho de Soichiro, que havia começado seu negócio da mesma forma anos antes.
A atuação nas corridas não foi tão boa no começo: a primeira prova, no início da década de 60, foi um desastre. Dois anos depois, a Honda dominou a competição com o TT e venceu o Grand Prix de 1965 da Fórmula 1.
Em 1962, a demanda do mercado internacional já era tão grande que foi necessário abrir uma fábrica em Aalst, na Bélgica, para atender ao mercado europeu. Em 1963, a montadora já produzia o mini caminhão T360 e o esportivo S500.
Em 1967, a Honda lançou o N360 e começou sua história de sucesso com carros de passeio ao redor do mundo.
Um dos sedãs mais marcantes da Honda (e do mercado automobilístico como um todo) é o Civic. O carro surgiu em 1970, já passou da 10ª geração e alcançou 24 milhões de unidades vendidas.
Em 1973, Soichiro Honda e Takeo Fujisawa se aposentaram e assumiram posições no conselho da empresa. Soichiro continuaria a supervisionar a empresa até 1991, ano de seu falecimento.
O motor CVCC da Honda, lançado em 1975 na América do Norte, era tão eficiente que atendia aos parâmetros de ar limpo mesmo sem catalisador, mostrando que a marca sempre foi liderança em tecnologia e inovação.
Em 1976, foi lançado o Accord, primeiro veículo de tamanho médio, em versão hatchback de três portas. Em 1979, a Honda iniciou uma parceria com a BL para produzir carros na Europa e realizar pesquisas conjuntas.
Em 1981, a Honda lançou o primeiro carro com sistema de mapas interno, o Honda Electro Gyrocator, instalado nos Accords vendidos no Japão – ele precedeu o GPS por mais de uma década.
No ano seguinte, tornou-se a primeira montadora japonesa a fabricar carros nos EUA. Desde 1979, já produzia motos no país. A fábrica de Ohio foi seguida por unidades no Canadá e no México.
O primeiro carro de luxo da Honda foi lançado em 1986: a Acura. A montadora se tornou a primeira marca japonesa a possuir uma divisão premium própria.
Em 1988, na primeira união com o Brasil, a McLaren-Honda venceu 15 das 16 corridas na Fórmula 1. Ayrton Senna foi campeão e Alain Prost, vice. Uma vitória absoluta da marca – Senna é até hoje um herói no Japão pela sua ligação com a Honda.
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Em 1992, a Honda inaugurou uma fábrica em Swindon (Reino Unido) para produzir o Accord e outra em Gebize, na Turquia, para produzir o Civic.
Três anos mais tarde, lançou o CR-V (Compact Recreational Vehicle) – que se tornaria o SUV mais vendido de todos os tempos. Em 1999, seria lançado o icônico HR-V (High Riding Vehicle).
Em 1998, para comemorar os primeiros 50 anos da marca, foi lançado o S2000, retomando elementos de design e tecnologia do S500. Em 1999, junto do HR-V, veio o Insight, primeiro veículo híbrido vendido na Europa.
Em 2000, para celebrar a virada do milênio, a Honda lançou o robô humanoide Asimo, que se tornou uma sensação.
O Civic Type R foi lançado em 2001 e conquistou fãs em todo o mundo. No ano seguinte, o Jazz, um supermini com o tanque de combustível central, trouxe o melhor da filosofia da montadora: “pessoas ao máximo, máquinas no mínimo”.
Em 2006, a Honda anunciou o FCX Clarity, primeiro carro comercialmente viável com célula de hidrogênio.
Desde então:
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A partir de 2019, a Honda consolidou sua estratégia global de eletrificação, buscando reduzir emissões e ampliar sua presença em tecnologias sustentáveis. Esse período foi marcado por marcos importantes:
Essa fase representa a transição da Honda para um futuro cada vez mais sustentável, alinhado à sua meta de comercializar apenas veículos elétricos e movidos a hidrogênio até 2040.
A Honda já tem 50 anos de história no Brasil. As operações começaram em 1971, com a importação das primeiras motocicletas. Cinco anos depois, inaugurava sua primeira fábrica: a Moto Honda da Amazônia, em Manaus. De lá saiu a primeira CG, o veículo mais vendido do Brasil até hoje.
Em 1981, nasceu o consórcio de carros da Honda, parte da estrutura da atual Honda Serviços Financeiros, que também inclui Seguros Honda e o Banco Honda (para financiamento de veículos).
Em 1992, chegaram ao Brasil os primeiros automóveis de quatro rodas importados. Cinco anos depois, começou a produção do Honda Civic em Sumaré (SP), unidade que já fabricou mais de 2 milhões de veículos. Em 2019, a Honda iniciou a produção de veículos em uma nova fábrica, em Itirapina (SP).
Ao longo dos anos, inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Hoje, a rede de concessionárias conta com mais de 1.100 endereços no país.
Em 2014, inaugurou o primeiro parque eólico próprio do mundo, em Xangri-Lá (RS), que supre a demanda energética de suas unidades fabris no interior paulista, além do escritório administrativo em São Paulo (SP).
Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, também para o Brasil. Assim, a marca passou a ocupar não apenas as estradas brasileiras, mas também os céus.
Atualmente, a Honda comercializa no Brasil o New HR-V, SUV totalmente renovado que segue como um dos modelos mais importantes da marca no país. A linha City também se consolidou, com as versões City Sedan e City Hatchback, que oferecem tecnologia, conectividade e eficiência para o dia a dia urbano.
Outro destaque é o Honda ZR-V, crossover médio que chegou para ampliar o portfólio e atender ao público que busca sofisticação com espaço interno. A marca também mantém no mercado o Honda Civic, agora disponível em versão híbrida, reforçando a estratégia global de eletrificação, e no esportivo Civic Type R, que combina desempenho e tradição da montadora.
Além deles, o Honda CR-V híbrido completa a gama de SUVs no Brasil, unindo conforto, robustez e motorização eletrificada para um público que valoriza eficiência sem abrir mão de versatilidade.
Confira a seguir as principais dúvidas sobre a história da Honda. Algumas já foram respondidas, mas juntamos todas nesta seção para uma melhor consulta!
A Honda é uma montadora japonesa, fundada no Japão em 1948.
“Honda” é o sobrenome de seu fundador, Soichiro Honda.
A empresa foi fundada por Soichiro Honda, em parceria com Takeo Fujisawa, que ajudou a estruturar o crescimento da companhia.
Fundada em 1948, a Honda completou 77 anos em 2025.
As operações globais da Honda estão organizadas em sete blocos: Japão, América do Norte e Central, América do Sul, Europa, Oriente Médio e África, Ásia e Oceania, e China.
A Honda possui fábricas em Manaus (AM), responsável pela produção de motocicletas, e em Itirapina (SP), dedicada à produção de automóveis. No passado, também produziu veículos em Sumaré (SP).
As primeiras motocicletas Honda chegaram ao Brasil em 1971.
Além da própria Honda, a empresa também é dona da divisão premium Acura e da Honda Aircraft Company, dedicada à aviação.
A filosofia da Honda é inspirada em sonhos, inovação e espírito jovem e desafiador. Esse conceito é traduzido no slogan global The Power of Dreams.
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