
Neste artigo, tiramos a dúvida dos condutores que não sabem escolher entre o HR-V ou o Corolla Cross. Continue lendo e confira:
O HR-V teve visual remodelado na versão 2023 e ficou muito mais atrativo, com um design mais moderno, com caída de teto mais acentuada que se adequa melhor aos SUVs cupês. Os vincos no capô também combinam com a linha de cintura alta, fazendo com que o modelo pareça mais alto que a geração anterior.
Além disso, os encaixes das peças e materiais de acabamento foram cuidadosamente elaborados, tanto por dentro quanto por fora, dando ao carro um ar refinado e de muita elegância.
O HR-V 2023 também recebeu atualizações no motor, com o modelo na versão Touring recebendo um 1.5L VTEC Turbo Flex com injeção direta de 177cv, e nos itens de tecnologia, como multimídia, painel digital, o sistema Honda SENSING e outras funcionalidades mais, como o Magic Seat para rebatimento especial de bancos e o Honda LaneWatch para reduzir pontos cegos.
Já o Corolla Cross é a aposta da Toyota no mercado de SUVs, lançado em 2020 e que chegou ao Brasil em 2021 sem emplacar tanto no mercado nacional e que vem competindo diretamente com o próprio Corolla sedã.
O modelo é um crossover médio com design característico da montadora e uma aposta em carroceria mais robusta por fora, ainda que internamente mostre menor aproveitamento dessas dimensões.
– Leia também: Creta ou HR-V: veja comparativo e descubra o melhor SUV
Neste artigo, para gerar um guia mais preciso, comparamos os modelos mais completos de ambos os carros: HR-V 2023 Touring e Corolla Cross XRX 1.8 2023. Confira o resumo de nosso comparativo.
O HR-V sai na frente nessa categoria – e tem alguns motivos para o SUV da Honda dar um show aqui.
Dos 37 itens analisados, apenas 3 não estão presentes no HR-V Touring 2023, enquanto o Toyota Corolla Cross tem apenas 32.
Além disso, o carro da Honda conta com equipamentos e sistemas integrados com maior tecnologia, como o sistema Honda SENSING, com sensores de segurança para diferentes funções que auxiliam na direção e tornam a vida dos condutores muito mais tranquila.
Quando falamos de motorização e desempenho, o HR-V 2023 sai na frente nessa corrida. O modelo Touring possui 177cv, velocidade máxima de 200km/h, aceleração 0-100 em 8,9s e potência específica de 118cv/L. Já o Corolla Cross fica com 98cv, 170km/h máximos, aceleração 0-100 em 13s e potência específica de 56,2cv/l.
O modelo da Toyota só vence mesmo no consumo de combustível, já que a versão XRX Hybrid 1.8 faz 17,8km/l na gasolina dentro da cidade e 14,7km/l na estrada contra, respectivamente, 11,3km/l e 12,6km/l do HR-V 2023.
A diferença se dá, justamente, pela bateria elétrica do veículo da Toyota que, apesar disso, tem um tanque de combustível menor, com 36L. O HR-V Touring vem com capacidade para 50L.
Totalmente abastecido, o Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 2023 tem autonomia de 529,2km na estrada, enquanto o HR-V Touring 1.5 Turbo 2023 tem autonomia de 630km.
Nós até poderíamos dizer que o páreo é duro, mas novamente o New HR-V 2023 vence a disputa, com 38 itens dos 41 analisados, contra 35 do Toyota Corolla Cross XRX 1.8 2023.
A principal diferença é troca de marcha no volante, banco com ajuste de altura elétrico, acionamento remoto do motor, auto hold e tampa traseira motorizada.
Além disso, o HR-V ainda possui o myHonda Connect que gera integração entre o automóvel e o smartphone do condutor, oferecendo maior segurança, conforto e praticidade no uso e acesso a informações sobre o SUV.

E na última categoria o vencedor é, novamente, o HR-V 2023. Dos 12 itens analisados, faltam 3 ao Toyota Corolla Cross 2023 e apenas 1 ao carro da Honda.
A diferença principal é que o HR-V não possui termômetro do líquido de arrefecimento, enquanto o Corolla Cross não apresenta Carregador de celular por indução, Informações do veículo através de aplicativo e Comandos ao veículo através de aplicativo.
– Leia também: HR-V ou Kicks: confira comparativo e descubra o melhor SUV

Novamente, o HR-V sai na frente mostrando todo o poder da Honda em segurança, conforto e tecnologia. São diversos itens encontrados apenas no HR-V 2023 Touring e, das 4 categorias analisadas, o SUV da Honda venceu em todas, mostrando mais uma vez comprometimento da marca com a excelência automotiva.
Ainda que o Corolla Cross tenha um melhor consumo de combustível médio, sua autonomia não é maior que a do HR-V em alguns comparativos (Gasolina na estrada, por exemplo), e seu espaço interno ainda é descrito como mal aproveitado, gerando menos espaço nos bancos traseiros.
Além disso, o Corolla Cross não possui tecnologias próprias que justifiquem o interesse dos compradores, como é o caso do HR-V Touring 1.5 Turbo 2023 com myHonda Connect, Magic Seat, Honda SENSING e outras mais.
Por isso, o SUV da Honda sai na frente em disparada e se mostra o melhor investimento entre os dois modelos.
Quer provar isso na prática? Agende um test-drive na concessionária Honda Caiuás e experimente rodar com um Honda HR-V. Possuímos unidades em Sorocaba e Indaiatuba.
Para provar que nossos dados vieram de uma fonte confiável, separamos a seguir as tabelas comparativas onde os dados dos carros foram compilados para uso.
| Equipamento | HR-V | Corolla Cross |
| Freios ABS | SIM | SIM |
| Airbags Frontais | SIM | SIM |
| Airbags Laterais | SIM | SIM |
| Airbags Cortina | SIM | SIM |
| Alarme antifurto perimétrico | SIM | SIM |
| Alarme antifurto volumétrico | NÃO | SIM |
| Luz traseira de neblina | NÃO | SIM |
| Câmera traseira para manobras | SIM | SIM |
| Cinto de 3 pontos para todos os ocupantes | SIM | SIM |
| Encosto de cabeça para todos ocupantes | SIM | SIM |
| Controle de estabilidade | SIM | SIM |
| Controle de tração | SIM | SIM |
| Assistente de partida em rampa | SIM | SIM |
| Faróis de xenônio, LED ou laser | SIM | SIM |
| Faróis com regulagem de altura | SIM | SIM |
| Assistente de farol alto | SIM | SIM |
| Faróis com refletores duplos | SIM | SIM |
| Faróis de neblina | SIM | SIM |
| Repetidores laterais das luzes de direção | SIM | SIM |
| Luz de condução diurna | SIM | SIM |
| Limpador e lavador de vidro traseiro | SIM | SIM |
| Desembaçador do vidro traseiro | SIM | SIM |
| Travamento central das portas | SIM | SIM |
| Controle automático de descida | SIM | NÃO |
| ISOFIX para fixação de cadeira infantil | SIM | SIM |
| Monitoramento da pressão dos pneus | SIM | NÃO |
| Sensores de estacionamento dianteiros | SIM | SIM |
| Sensores de estacionamento traseiros | SIM | SIM |
| Alerta de ponto cego | SIM | SIM |
| Alerta de mudança de faixa | SIM | SIM |
| Assistente de permanência em faixa | SIM | SIM |
| Alerta de colisão frontal | SIM | SIM |
| Frenagem automática de emergência | SIM | SIM |
| Chamada de assistência de emergência | SIM | NÃO |
| Assistência na recuperação veicular | SIM | NÃO |
| Vetorização de torque | SIM | NÃO |
| Frenagem automática em manobras | NÃO | SIM |
| Resultado | 34 | 32 |
| Equipamento | HR-V | Corolla Cross |
| Ar-Condicionado | SIM | SIM |
| Ar-Condicionado Automático | SIM | SIM |
| Zonas de Ar-Condicionado | 2 | 2 |
| Ar Quente | SIM | SIM |
| Saída de ar para o banco traseiro | SIM | SIM |
| Direção assistida | SIM | SIM |
| Ajuste do volante em altura | SIM | SIM |
| Ajuste do volante em profundidade | SIM | SIM |
| Cintos de segurança com ajuste de altura | SIM | SIM |
| Câmbio automático | SIM | SIM |
| Trocas de marcha no volante | SIM | NÃO |
| Apoio de braço para o motorista | SIM | SIM |
| Apoio de braço central no banco traseiro | SIM | SIM |
| Controle automático de velocidade | SIM | SIM |
| Controle de velocidade adaptativo | SIM | SIM |
| Controle elétrico dos vidros dianteiros | SIM | SIM |
| Controle elétrico dos vidros traseiros | SIM | SIM |
| Ajuste elétrico dos retrovisores | SIM | SIM |
| Retrovisor interno fotocrômico | SIM | SIM |
| Limpador de para-brisa automático | SIM | SIM |
| Rodas de liga leve | SIM | SIM |
| Teto solar elétrico | NÃO | SIM |
| Banco do motorista com ajuste de altura | SIM | SIM |
| Bancos revestidos em couro | SIM | SIM |
| Banco do motorista com ajuste elétrico | SIM | NÃO |
| Banco traseiro bipartido | SIM | SIM |
| Banco traseiro rebatível | SIM | SIM |
| Banco traseiro reclinável | NÃO | SIM |
| Destravamento remoto do porta-malas | SIM | SIM |
| Comando interno da tampa de abastecimento | SIM | SIM |
| Faróis com acendimento automático | SIM | SIM |
| Luz no porta-malas | SIM | SIM |
| Luz de teto traseira | SIM | SIM |
| Chave presencial | SIM | SIM |
| Sistema Start-Stop | SIM | SIM |
| Acionamento remoto do motor | SIM | NÃO |
| Recuperação de energia cinética | NÃO | SIM |
| Freio de estacionamento elétrico | SIM | NÃO |
| Auto Hold | SIM | NÃO |
| Tampa traseira motorizada | SIM | NÃO |
| Alças de segurança no teto | SIM | SIM |
| Resultado | 38 | 35 |
| Equipamento | HR-V | Corolla Cross |
| Rádio | SIM | SIM |
| Conexão USB | SIM | SIM |
| Conexão Bluetooth | SIM | SIM |
| Espelhamento da tela do celular | SIM | SIM |
| Volante multifuncional | SIM | SIM |
| Computador de bordo | SIM | SIM |
| Conta-giros | SIM | SIM |
| Termômetro do líquido de arrefecimento | NÃO | SIM |
| Indicador de temperatura externa | SIM | SIM |
| Carregador de celular por indução | SIM | NÃO |
| Informações do veículo através de aplicativo | SIM | NÃO |
| Comandos ao veículo através de aplicativo | SIM | NÃO |
| Resultado | 11 | 9 |
– Leia também: HR-V ou T-Cross: Qual SUV escolher?

Dalton Tambelli tem 30 anos de experiência no setor automobilístico, com sólida atuação na área de pós-vendas. Há mais de duas décadas integra a equipe da Honda Caiuás Automóveis, onde participou de diversos treinamentos técnicos oferecidos pela montadora. Apaixonado pelo universo automotivo desde a infância, alia conhecimento técnico à dedicação no atendimento ao cliente.
Bia tarde, estou em dúvida, vou toyoteiro, mas as vezes penso em mudar.
O que acham?
Olá Luiz!
Recomendamos fazer um teste-drive, e tirar suas conclusões.
Se morar na região de Sorocaba/SP ou Indaiatuba/PS estamos a disposição.
CLIQUE AQUI
Cordialmente,